Em setembro comemoramos o dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro e para comemorar esta data tão importante, o mês de setembro celebra a campanha “Setembro Vermelho”, que tem a finalidade de espalhar informações sobre as cardiopatias, primeira causa de mortes no mundo. Fatores de risco, estilo de vida e fatores genéticos são os principais responsáveis por esses óbitos em todo o mundo.

Principais indicadores de saúde que você deve controlar:

Glicemia: O nível de glicose no sangue pode identificar um pré-diabético, doença considerada um fator de risco para o coração.

Colesterol: O bom colesterol (HDL) tem como objetivo reduzir o risco de formação de gordura e evitar a obstrução das artérias.

Hipertensão: Ela é um risco para o coração. Caminhadas regulares e dieta com pouco sal equilibram a pressão arterial.

Estresse: A adrenalina que é o hormônio liberado em situações de estresse, estimula o trabalho cardíaco. Com o tempo o coração acelerado e sobrecarregado tem de a diminuir sua vida útil.

Cintura: Para homens caucasianos e negros , o alerta fica a partir dos 94 cm. Os sul-asiáticos e chineses devem se preocupar com medidas a partir de 90 cm, e os japoneses a partir de 85 cm. Para as mulheres, a atenção deve ser dobrada a partir de 80 cm.

Índice de Massa Corporal (IMC): Para calcular, basta seguir a fórmula: IMC = PESO/ALTURA, se o resultado for maior que 25 tome cuidado: você está acima do peso ou obeso.

A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos é uma das principais recomendações para manter seu coração saudável. Os exercícios aeróbicos apresentam maior benefício cardiovascular. Exercícios como a caminhada, corrida, natação, ciclismo, futebol, vôlei, basquete e tênis estão entre os melhores exercícios para a saúde do coração. Mas atenção, as atividades físicas devem ser feitas com moderação e sempre acompanhadas de um profissional habilitado.

#SindicatoTêxtilSBO

 

Comentários

comments