No último dia 13 de abril, o Ministério da Saúde informou através de um boletim o número de pessoas que estão em atraso para tomar a segunda dose de uma das vacinas contra a COVID 19, o número de isenção passa 1,5 milhão de brasileiros que NÃO tomaram a segunda dose recomendada para complementar a imunização.
Diante dessa situação, a comunidade médica e científica demonstrou preocupação, pois as duas vacinas disponíveis no Brasil, “Coronavac e Astrazeneca” precisam da segunda dose. A única vacina que é dose única é a Janssen, mas não está disponível no Plano Nacional de Vacinação.
 VACINA EM DOSES DUPLAS:
Mas comum do que se imagina, a vacinação em dose dupla é muito frequente; Na infância, as vacinas são aplicadas em doses duplas ou triplas e ainda, podem necessitar reforço de quando em quando.
 AFINAL, A SEGUNDA DOSE É MESMO NECESSÁRIO?
Entre os médicos e cientistas é unânime a necessidade da segunda dose para a proteção contra o coronavírus, quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito a infecção, sem contar que, esse individuo não contribui tanto para o controle da circulação do vírus – problema ainda maior em um cenário onde a maioria das pessoas segue sem acesso aos imunizantes.
 E QUEM PERDEU O PRAZO, O QUE FAZER?
Aqueles que por algum contratempo perderam o prazo para tomar a segunda dose, podem procurar o posto de saúde assim que possível para receber a segunda dose.
 À ESPERA DE DIAS MELHORES
É extremamente importante que façamos nossa parte. Certamente, assim que todos estiverem vacinados, a economia será retomada (um processo lento), porém, já é um sinal de esperança que pouco a pouco nossa vida voltará à normalidade e que dias melhores virão!
#SindicatoTêxtilSBO

Comentários

comments