A data comemorativa surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos em 1910, uma sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, a fim de homenagear seu pai, William Jackson Smart. O gesto da moça mobilizou outras pessoas que passaram a comemorar a data que logo se alastrou por todo país.

A data passou a ser comemorada mundialmente a partir do início do século XX, quando foi institucionalizada nos Estados Unidos, precisamente no dia 19 de junho de 1910.

No entanto, em 1966, houve uma alteração na data em decorrência de outros fatores e a comemoração passou para o terceiro domingo de junho, sendo esta data adotada por vários países ocidentais.

No Brasil, a data foi comemorada anos mais tarde e somente no dia 16 de agosto de 1953 de forma simples e sem planejamento, os brasileiros passaram a comemorar o dia dos pais.

Particularidades de alguns países

Em alguns países, o dia dos pais está diretamente relacionado a aspectos culturais, impulsionados por suas crenças religiosas, são eles: Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras – associam a dia dos pais com o dia de São José, marido de Maria, o que os leva a comemorar a data no dia 19 de março.

De modo geral, independente da data ou nacionalidade, o fato é que este dia nos faz refletir sobre a importância da figura paterna em nossas vidas, a presença do pai é fundamental para o crescimento e formação do nosso caráter. O pai não é apenas um membro da família: é o melhor amigo, companheiro, confidente e um porto seguro para seus filhos.

#SindicatoTêxtilSBO

Comentários

comments