O  SINDICATO DOS TRABALHADORES TÊXTEIS DE SANTA BÁRBARA D´OESTE COMEMORA 70 ANOS EM 2022.

Fachada Sede

A entidade sindical foi fundada em 5 de julho de 1952.  Neste período de funcionamento, são muitas conquistas em defesa do trabalhador têxtil, sendo referência na região. Para celebrar o aniversário, neste ano, será feita a inauguração oficial da nova sede,  que já está em funcionamento, na Rua Santa Cruz, nº 90, centro, mais moderna e espaçosa, em data a ser definida.

Com sede em Santa Bárbara d´Oeste, o Sindicato Têxtil expandiu sua representação sindical de primeiro grau ao todo para 39 cidades. Durante sua trajetória, tem negociado melhores condições de trabalho e remuneração aos profissionais da área  e atuado em busca de  políticas públicas em benefício da categoria, com a  participação em importantes momentos do desenvolvimento do país e região, em especial na década de 90, quando houve a abertura comercial, iniciada pelo governo Fernando Collor, tendo que enfrentar a concorrência chinesa.

Neste cenário, em 1995,  participou da paralisação de trecho da  Rodovia Anhanguera para frear a importação de tecidos; em 2005,  manifestação na Praça da Sé com o objetivo de salvaguardar o setor; em 2006,  audiências com o governo federal para trabalhar mecanismos em defesa do setor;  e lançamentos de Frentes Parlamentares da Indústria Têxtil e de Confecções.

Dentre as ações em prol do trabalhador no sindicato,  estão  a entrega para os associados estudantes e seus filhos até 17 anos, anualmente, do kit de material escolar; convênios com comércios;  assistência jurídica na parte trabalhista e previdenciária; e a  realização da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Ao longo de sua história, também promoveu vários torneios de futebol de salão, society e de campo; a Festa do Trabalhador com sorteio de prêmios, em maio; a Miss Têxtil que chegou até a 20ª edição, elegendo a mais bela trabalhadora têxtil do setor; e  laboratório de informática para associados e dependentes. A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis destaca que é um orgulho comemorar 70 anos. Aproveita para agradecer a todos que fizeram parte desta história.