Varejo terá destaque do Congresso Abit 2016

0

O varejo tem assumido uma importância crescente no panorama empresarial do Brasil e do mundo, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Relevante gerador de empregos formais no Brasil, segue com números expressivos. Somente no que se refere ao segmento de vestuário registrou a movimentação de US$ 78,1 bilhões em 2014.

Diante dessa relevância econômica, o tema está entre os destaques do Congresso Abit 2016, que será realizado nos dias 1 e 2 de junho, em São Paulo. Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, está na lista dos principais palestrantes nacionais convidados para o evento. Além de liderar uma das mais expressivas redes de varejo do Brasil, a empresária também preside o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e lidera o grupo Mulheres do Brasil que, composto por 250 executivas, tenta reunir iniciativas para contribuir com o desenvolvimento do País.
Confira, abaixo, algumas considerações de Luiza Trajano sobre o varejo.

Luiza1

Luiza Trajano

Quais os caminhos do varejo brasileiro? O varejo brasileiro vem construindo uma história de empoderamento do consumidor e continuará seguindo esse caminho seja qual for o segmento de atuação.

É possível uma loja atender diferentes perfis de consumidores? Não só é possível como é absolutamente necessário atender a todo tipo de perfil de consumidor. Temos que atender o cliente onde, como e quando ele quiser.

O consumidor brasileiro questiona a origem e os meios de produção? Nos últimos anos aumentou imensamente a quantidade de consumidores que questionam a sustentabilidade e isso tende a crescer, o que é muito bom para todos.

Como os varejistas utilizam o big data? As empresas que se destacam no cenário nacional têm dado muita atenção a isso. É uma necessidade hoje dos varejistas conhecer profundamente seus clientes.

A logística é um diferencial de competitividade no varejo? A logística tem um alto custo na operação e tem que ser eficiente e rentável, por isso é sim um diferencial competitivo e desafiador para os varejistas.

Quais os maiores entraves tributários para o crescimento do varejo nacional? Além do alto custo tributário, há uma burocracia em toda a operação, que exige dos varejistas uma estrutura que representa de 2% a 5% dos custos.

Anote:
Congresso Internacional Abit
Data: 1 e 2 de junho de 2016
Local: WTC Events /Sheraton São Paulo
Inscrições e informações: congressoabit@abit.org.br.